CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DA UNIFESP – CPPU

O que é conhecido hoje como CPPU (Cursinho Popular Pimentas Unifesp) é o fruto do trabalho de um coletivo que iniciou as discussões sobre a formação de um cursinho popular na Unifesp em 2007 e 2008.

            Hoje com o projeto já institucionalizado, dispomos de 20 bolsas de 360 reais e temos a possibilidade de recebermos capital em espécie (segundo a reunião do dia 21/03/2012  realizada  na Reitoria em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis).

É importante destacar que a realização do CPPU apenas foi possível porque o cursinho foi pauta de reivindicação das turmas de 2007 e 2008. Foi elaborado em 2009 e colocado em prática em 2010. Segundo o estatuto são considerados membros do projeto apenas os coordenadores, os professores e todos os colaboradores.

Para o ano de 2012 foram necessárias algumas reformulações em sua estrutura administrativa, devido a saída de dois membros que formavam a coordenadoria geral. Nas reformulações, o nosso projeto passou a ter apenas um membro em cada coordenadoria, num sistema planificado de coordenadorias. Deixava de existir naquele momento uma estrutura de poder para dar lugar a ideia de autogestão.

Com a entrada dos três novos membros nas coordenadorias, o grupo gestor passou a funcionar no modelo horizontal. Como não havia nenhuma coordenadoria sobreposta à outra, dois dos novos coordenadores formaram, sem discussão prévia, um blog. Blog este,  ao qual me foi negada a senha de acesso; um blog que contém todo o histórico, os relatórios para a Fap-Proex, frequência de alunos, rendimento, candidatos a aluno, bem como todo projeto estrutural e o estatuto do CPPU.

Quando novos professores são admitidos o processo se dá por meio de editais, mas é pelo blog que o candidato a professor se inscreve para posteriormente ser avaliado pelos coordenadores. Embora, os candidatos a professor sejam avaliados pelos coordenadores, apenas os coordenadores  que possuem a senha, do blog, podem decidir sobre o futuro dos candidatos a professor, porque o blog tem prevalecido sobre as reuniões de coordenadoria, fato que, no meu entendimento, caracteriza a falta de transparência e decoro.

Na prática o blog tem sido o órgão supervisor de todo o projeto e como o blog também é capaz de tomar decisões, a nossa estrutura planificada existe apenas no papel. O blog tem violado constantemente o estatuto.

O CPPU, como todo projeto de extensão da Unifesp, precisa ser renovado a cada ano. É fato que o nosso orientador não continuará conosco na próxima renovação do projeto. O CPPU está com uma vaga em aberto para orientador. Tal fato deu margem para o surgimento de propostas sobre candidatos a orientador por parte dos membros do projeto.

O termo ‘grupo gestor’ será empregado neste texto de modo técnico, para prevenção de incidentes pessoais. O que me refiro como grupo gestor são todos os cinco coordenadores da atual gestão. Com relação a saída de nosso orientador, o grupo gestor apresentou por meio de dois membros a proposta que “determinada professora do Departamento de Pedagogia” fosse a nossa nova orientadora, mas a proposta não avançou porque houve oposição de dois dos cinco coordenadores.

Nas idas e vindas ou mesmo na mudança do jogo entre atores no cenário político, a diretoria acadêmica entra em contato como ele, o blog, com o objetivo claro de agendar uma reunião com o grupo gestor. A data exata da reunião eu não sei, mas ela aconteceu nos dias que antecederam o  dia 14/04, o que eu sei são informações repassadas nos encontros de corredor com alguém que não participou da reunião, mas que recebeu repasse. Dos cinco coordenadores do grupo gestor, três compareceram, um não pode comparecer e eu sequer fui notificado por ele, o blog. Mas, de acordo com a nossa reunião com a Pro-Reitoria de Extensão e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis realizada no dia 21/03/2012, a referida reunião tratou sobre verbas para desenvolvimento do projeto.

Neste mesmo contexto eu havia fechado com ele, o blog, uma aula de leitura no lugar de matemática, na quinta-feira dia 12/04. No sábado, compareço na Unifesp em data e hora marcada por ele, o blog, e assumi as aulas, quando de repente fui interrompido por um coordenador com o comunicando que aquela seria uma aula de matemática e que o professor era um estudante da Unifesp de São José dos Campos.

Naquele momento eu precisava assumir uma posição e então perguntei ao suposto professor de matemática se ele já havia dado uma aula expositiva para os coordenadores. A resposta foi negativa. Eu o informei que aquilo, talvez, fosse um engano e o notifiquei que antes de lecionar no CPPU é preciso apresentar uma aula expositiva aos coordenadores, e apenas por tal motivo ele não poderia assumir as aulas, mas que agendasse uma data para a exposição; deixei claro, entretanto, que  tínhamos interesse em mais um professor de matemática para o projeto e que minha negativa dava-se somente no sentido de manter as regras previamente estabelecidas e criadas para que se mantenha um nível mínimo de qualidade das aulas, evitando assim fatos desagradáveis que já haviam ocorrido no passado.

Como represália, ele, o blog e seus idealizadores, agora em número de três: coordenador geral, coordenador de comunicação e coordenador pedagógico, que, numa reunião nada amigável, propuseram a minha saída do projeto em troca de uma das 20 bolsas de 360 reais até o fim da minha graduação. Minha contra proposta foi chamar uma assembleia geral do CPPU para destituição de todo o grupo gestor, inclusive eu, coordenador administrativo; a assembleia será realizada no sábado, dia 05/05 às 16h10.

Abaixo segue minha proposta:

Destituição de todo o grupo gestor, eu incluso, de forma que os professores do CPPU possam assumir as coordenadorias. Caso os professores não queiram assumir as funções vagas, a questão deverá então ser decidida pelo coletivo de 3 000 estudantes da UNIFESP GUARULHOS, em assembleia geral.

Referida a verdade, dou fé:

Márcio Alex Leme – Coordenador Administrativo do CPPU

Esse post foi publicado em Cartas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s