Ocupa UNIFESP

IMG0027A

Imagem | Esse post foi publicado em Acontece no campus. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Ocupa UNIFESP

  1. marcelo disse:

    A invasão que a “Globo” novamente omitiu. Avalie os métodos do movimento: http://fimdagrevenaunifespguarulhos.blogspot.com.br/2012/05/rumos-da-greve-ocupacao-ou-invasao-da.html

  2. GREVE UNIFESP 2012

    *Por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA, UNIVERSAL, DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE
    *Por uma UNIVERSIDADE sem MUROS
    *Contra: CRIMINALIZAÇÃO de 100 ESTUDANTES
    *Contra: PRECARIZAÇÃO e TRANSFERÊNCIA DO CAMPUS PIMENTAS PARA SÃO PAULO
    *Contra: BUROCRACIA ESCOLÁSTICA ASSISTENCIALISTA

  3. BOLETIM INFORMATIVO INDEPENDENTE

    A vitoriosa GREVE UNIFESP 2012 e, a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA pelos ESTUDANTES que estão na LINHA DE FRENTE do movimento grevista, cumprindo DETERMINAÇÕES DELIBERADAS NAS ASSEMBLÉIAS GERAIS deverá ser amplamente debatida na próxima ASSEMBLÉIA GERAL do dia 10/05/2012, inclusive informes do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

    Neste sentido, vamos nos ater aos FATOS e os seus DESDOBRAMENTOS, única forma de evitar julgamentos baseados no SENSO COMUM, típico nestes momentos onde ninguém OUVE ninguém e o MOVIMENTO PENDULAR DAS DECISÕES está mais para o EMOCIONAL do que para o RACIONAL.

    CONFRONTO ARMADO PELO DIRETOR ACADÊMICO E PARTE DA CONGREGAÇÃO: PROVOCAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

    Parte dos docentes que compõe a MAIORIA DA CONGREGAÇÃO, principal instancia RESPONSÁVEL pela aprovação das diretrizes da DIRETORIA ACADÊMICA que culminaram na PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS – pelas contradições, sabiam que não tinham REPRESENTATIVIDADE para negociar com o MOVIMENTO ESTUDANTIL.

    HORA DA VERDADE, QUE DIGAM O CONTRÁRIO!

    Portanto, é CONDICIONANTE DESMISTIFICAR mais este ATAQUE DO DIRETOR ACADÊMICO e parte da CONGREGAÇÃO, visando DOBRAR OS ESTUDANTES!

    Primeiro, a LEGÍTIMA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, decidida por MAIORIA em PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE está sendo UTILIZADA DE FORMA EVIDENTE como FERRAMENTA PARA DESMOBILIZAR OS ESTUDANTES.

    Segundo, cumpre resgatar a posição que sempre DEFENDEMOS nas ASSEMBLÉIAS que a principal instancias de PODER, emanada dos ESTUDANTES é a ASSEMBLÉIA GERAL e seu órgão executivo o COMANDO DE GREVE!

    O COMANDO DE GREVE é composto por COMISSÕES. Estas COMISSÕES são abertas a QUALQUER ESTUDANTE. Durante um período da GREVE, aprovou-se em PLENÁRIA DO CG a proposta de DELEGADOS e, sabemos, surgiram vários conflitos internos, decorrentes da atuação de alguns destes delegados.

    Diante dos erros desta “instância de delegados”, defendemos em assembléia passada sua EXTINÇÃO, uma vez que no dia a dia demonstrou CLARAMENTE ser uma TERCEIRA INSTÂNCIA DE PODER e que trazia mais problemas do que soluções, dividindo o movimento. A assembléia compreendeu e deliberou contra a existência de DELEGADOS, mantendo apenas as COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE.

    O movimento estava cada VEZ MAIS FORTE. Sentindo a derrota bem próxima, a DIRETÔRIA ACADÊMICA e PARTE DA CONGREGAÇÃO, votaram a abertura de SINDICÂNCIA INTERNA e tinham um propósito: ATINGIR OS ESTUDANTES QUE ESTAVAM NA LINHA DE FRENTE DO MOVIMENTO GREVISTA.

    Era fácil deduzir o que poderia ocorrer: a RADICALIZAÇÃO DOS QUE SERIAM ATINGIDOS POR ESTA MEDIDA INSANA E MAQUIAVÉLICA. Desta forma, estavam colocando GASOLINA NA FOGUEIRA, uma vez que o AMBIENTE ESTAVA TENSO, ou seja, PROPENSO a decisões DIVERSAS, inclusive a OCUPAÇÃO DA DIRETORIA.

    Esta atitude IRRESPONSÁVEL será motivo de muita discussão na academia, uma vez que à REVELIA DO PRÓ-REITOR LEDUÍNO, LOGO APÓS e na presença diversos ESTUDANTES DA COMISSÃO DE DIÁLOGO (mais de 30): TER GARANTINDO NÃO PUNIR ESTUDANTES ATIVISTAS DA GREVE UNIFESP PIMENTAS 2012.

    Vejam: estes fatos estavam sendo decididos no mesmo dia, quase no mesmo horário e em SALAS dentro da UNIFESP PIMENTAS!!!

    Qual era o “PULO DO GATO” desta armadilha TRAIÇOEIRA DA DIRETORIA E PARTE DA CONGREGAÇÃO, CONTRA O MOVIMENTO ESTUDANTIL E AINDA O PRÓPRIO REPRESENTANTE DA REITORIA?

    Simples, vamos lá: esta abertura de SINDICÂNCIA com o propósito de utilizar os FACTÓIDES CRIADOS POR ELES MESMOS visava levantar os NOMES E MATRÍCULAS de todos que estavam à FRENTE das COMISSÕES que compõe o COMANDO DE GREVE!

    Sabemos que uma SINDICÂNCIA NÃO TEM O MENOR EFEITO JURÍDICO SOBRE UMA ASSEMBLÉIA, responsável pelos rumos da GREVE, mas é EFICIENTE nas MANOBRAS INTERNAS desta burocracia para atingir PESSOALMENTE os principais ativistas do MOVIMENTO e outros que DESMASCARAM A FARSA UNIFESPIANA (ver artigos no blog da greve).

    OCUPAÇÃO

    Desde 2010 VOTAMOS CONTRA A PROPOSTA DE OCUPAÇÃO, até pela CORRELAÇÃO DE FORÇAS. No entanto, diante dos relatos acima, vem a PERGUNTA: quem delibera esta questão, uma ASSEMBLÉIA DE ESTUDANTES, a PLENÁRIA ABERTA DO COMANDO DE GREVE ou os ESTUDANTES AMEAÇADOS PELA SINDICÂNCIA?

    Uma SINDICÂNCIA NÃO ATINGE A ASSEMBLÉIA (esta instância não tem nem um responsável, seja PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA), assim como a PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE. Explicado isto, fica fácil deduzir que somente os PRINCIPAIS ATIVISTAS COM NOME E MATRÍCULA, seriam os principais SUJEITOS a serem, punidos, portanto, ÚNICOS prejudicados na ACADEMIA.

    Portanto, esta medida radical decorrente desta manobra, INIBE MANIFESTAÇÕES CONTRÁRIAS, tanto que praticamente nenhum ESTUDANTE toca nesta MEDIDA DITATORIAL e PROVOCATIVA DO DIRETOR E PARTE DA CONGREGAÇÃO, por medo de prejudicar sua CARREIRA ACADÊMICA! E somos obrigados a entender esta atitude dos estudantes, principalmente pela forma ARTITRÁRIA E DITATORIAL que o Diretor e parte da CONGREGAÇÃO agem na Unifesp Pimentas!

    RUMOS DA GREVE 2012

    Quanto aos RUMOS DA VITORIOSA GREVE DE 2012, o fórum é a ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES e não deve ser PAUTADA POR QUALQUER DOCENTE, a exemplo do ocorrido na SEMANA PASSADA.

    Voltando à OCUPAÇÃO: apesar dos RISCOS dos ESTUDANTES QUE FORAM PARA A OCUPAÇAO, é uma GRITANTE FALÁCIA QUE A OCUPAÇÃO SAIU DERROTADA, TANTO DA DIREITA REACIONÁRIA QUANTO DE OUTROS SETORES ISOLADOS DO MOVIMENTO!

    Estes setores não aceitam que o CENTRO DAS DECISÕES QUE APROVOU E MANTÉM A GREVE É A ASSEMBLÉA GERAL DOS ESTUDANTES e que resgata um conceito importante; DEMOCRACIA OPERÁRIA, que alguns entendem como ASSEMBLEÍSMO!

    Portanto, classificamos como um DESVIO PEQUENO-BURGUES chamar os estudantes que tem sua opção partidária no PSTU, PSOL e PCB e os INDEPENDENTES que também participaram da ocupação de traidores e golpistas.

    Isto sim alimenta as falácias reacionárias dos reais inimigos, inclusive esta GALERA PRÁTICO-UTILITÁRIA representada pelo “APLHACINHA ESCROTINHO” dentro de uma UNIVERSIDADE DE HUMANAS profere discursos PRECONCEITUOSOS, a exemplo da gozação aos estudantes de BOTUCATU.

    Além de preconceito explicito fomos “blindados” com outra pérola deste pseudo-estudante, representante de muitos “ALPHACETES” envolvidos pela “hermenêutica do afeto”, inclusive MULHERES: respondeu a uma ESTUDANTE, com argumento coercitivo comumente praticado contra a mulher por LACAIOS machistas da mesma estirpe do tal “Alphacinha Escroto” (leiam o blog da greve).

    Agora, o PIOR: quem está bancando estes PRÁTICO-UTILITÁRIOS DOIDIVANAS REACIONÁRIOS (os “Alphacinhas escrotinhos”)?

    SIMPLES: os mesmos ESCOLÁSTICOS QUE TENTAM PAUTAR OS ESTUDANTES CONTRA A GREVE, COMO SE FOSSE FÁCIL “ESCONDER O SOL COM A PENEIRA”, após este estado de coisas, tendo a PRECARIZAÇÃO DO CAMPUS PIMENTAS GUARULHOS como PONTA DE LANÇA.

    A outra FACE REVELADA NESTA HISTÓRICA LUTA DA UNIFESP PIMENTAS e que não ocorre somente na UNIFESP: o ACADEMICISMO-POSITIVISTA e pequeno-burguês que são responsáveis na formação destes SUJEITOS PRÁTICO-UTILITÁRIOS: os porco-chauvinistas “ALPHACINHAS ESCROTINHOS”.

    Esta farsa registrada nesta GREVE 2012 vai ficar para a história da ACADEMIA!

    A BANDEIRA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    O Ministério da Educação, através de contado a partir do Governo de Guarulhos, se propôs a nomear uma COMISSÃO TÉCNICA para acompanhar os ESTUDANTES NAS NEGOCIAÇÕES. Agora, não se SURPREENDEM SE VÁRIOS PORTUNISTAS começarem a DISPUTAR ESTA BANDEIRA!

    Desta forma, cumpre REGISTRAR: os responsáveis para que o MINISTRO MERCADANTE SE INTEIRASSE DA HISTÓRIA A PARTIR DOS ESTUDANTES, TEM NOME: GREVE GERAL DE 2012 E A VITORIOSA OCUPAÇÃO DA DIRETORIA ACADÊMICA, que deu mídia e repercussão NACIONAL e um INTERLOCUTOR.

    TODOS À ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES

    1. FORTALECER A ASSEMBLÉIA GERAL DO DIA 10/05/2012
    2. FORTALECER AS TAREFAS ORGANIZATIVAS DA AGENDA
    3. VAMOS ORGANIZAR PARA A QUARTA-FEIRA:

    A) DANÇA DA QUADRILHA E MODA CAÍPIRA
    B) CALDÃO DA GREVE – GALINHA CAIPIRA
    C) ATO CONTRA O PRECONCEITO E O MACHISMO

    A LUTA CONTINUA, PRECISAMOS CONSOLIDAR NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES.
    ASSEMBLÉIA GERAL – 10 DE MAIO DE 2012 – 19H00MIN.

    filosofiadapraxisunifesp disse:
    1 de maio de 2012 às 12:55 pm
    GREVE UNIFESP 2012
    * Por uma EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA, UNIVERSAL, DEMOCRÁTICA E DE QUALIDADE
    * Por uma UNIVERSIDADE sem MUROS
    * Contra: CRIMINALIZAÇÃO de 100 ESTUDANTES
    * Contra: PRECARIZAÇÃO e TRANSFERÊNCIA DO CAMPUS PIMENTAS PARA SÃO PAULO
    * Contra: BUROCRACIA ESCOLÁSTICA ASSISTENCIALISTA
    GREVE E OCUPAÇÃO UNIFESP PIMENTAS – MAIO DE 2012

  4. DENUNCIA PÚBLICA: GUERRA NA UNIFESP PIMENTAS GUARULHOS!

    VIMOS À PÙBLICO denunciar as “MEDIDAS REPRESSIVAS” da diretoria ACADÊMICA E PARTE DA CONGREÇÃO QUE SEMPRE DEU APOIO ÀS TRAPALHADAS DA DIRETORIA ACADEMICA DO CAMPUS PIMENTAS:

    1. É fato que os movimentos GREVISTAS desde 2007 denunciam o ESTADO PRECÁRIO EM QUE SE ENCONTRA A UNIFESP PIMENTAS E DEMAIS CAMPI e, os culpados são os 48 ESTUDANTES COM PROCESSOS, EMBORA ABSOLVIDOS PELA PRÓPRIA JUSTIÇA!

    2. É fato que a PRÓPRIA DIREÇÃO DA UNIFESP ASSUME QUE HOUVE PROBLEMA DE GESTÃO!

    3. É fato que a DIRETORIA ACADEMICA E PARTE DA CONGREGAÇÃO esta tentando CRIMINALIZAR O MOVIMENTO ESTUDANTIL, visando atacas OS ESTUDANTES QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE, INCLUSIVE CALOUROS!

    4. É fato que a própria UNIFESP ESTA EM CRISE, inclusive da VILA CLEMENTINO, assumido pelo Reitor em Colóquio, que também reconheceram os ERROS NO CAMPUS PIMENTAS!

    5. É fato que o MEC destina VERBAS PÚBLICAS para a antiga direção da EPM- ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, atual UNIFESP e, desde 2007 eles ADMINISTRAM MAL ESTA VERBA PÚBLICA, inclusive o REITOR ANTERIOR FOI AFASTADO DO CARGO DEVIDO A DENUNCIAS QUE ESTÃO SENDO APURADAS.

    6. É fato que o PLANO DE EXPANSÃO FEDERAL trouxe MILHARES DE ESTUDANTES QUE NÃO CONSEGUIAM (dadas às condições sócio-econômicas que os tiravam da concorrência dos FORMADOS EM ESCOLAS PRIVADAS DE EXCELENTE QUALIDADE) FORAM BENEFICIADOS PELO ENEN E PELA EXPANSÃO DO GOVERNO FEDERAL – no entanto, é fato que a maioria das universidades deste PLANO DE EXPANSÃO tem problemas e muito das VERBAS PÚBLICAS DESTINADAS SÃO “MAL ADMINISTRADAS”. NÃO ESTAMOS NEM FALANDO EM CORRUPÇÃO!

    7. É fato que vai ficar na história de LUTAS DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PIMENTAS-GUARULHOS (veja no próximo tópico) um fato ocorrido e que LEMBRA o caso “RIO-CENTRO”, quando uma bomba estourou no colo de militares! Ou seja, tinha um destino e acabou sendo um TIRO NA CULATRA!

    8. É fato que o caso “SINDICANCIA-PIMENTAS” foi um TIRO NA CULATRA, uma vez que a SINDICÂNCIA APROVADA NA CALADA DO DIA tinha um propósito insano: JOGAR GASOLINA DA FOGUEIRA. Isto porque, dentro de um AMBIENTE TENSO eles SABIAM E CALCULARAM que a proposta de OCUPAÇÃO DA DIRETORIA, rechaçada diversas vezes antes, poderia ser aprovada em PLENÁRIA DO COMANDO DE GREVE, causando divisão e mais tensão no ambiente E NO MOVIMENTO!

    9. É fato que este rompimento provocado pela DIRETORIA E PARTE DA CONGREGAÇÃO, além de derrubar a proposta do PRO-REITOR LEDUINO (que se comprometeu a não haver PUNIÇÕES CONTRA OS GREVISTAS), COM A PROVÁVEL OCUPAÇÃO (QUE ACABOU ACONTECENDO), poderia dar em CONFLITOS ENTRE OS ESTUDANTES E TROPA DE CHOQUE!

    10. É fato que esta atitude irresponsável e fora de propósitos (CASO SINDICÂNCIA-PIMENTAS) detonava a FRENTE DE NEGOCIAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O PRÓ-REITOR, também poderia contribuir para um ESTADO DE VIOLÊNCIA, inclusive contra muitos CALOUROS que estavam na OCUPAÇÃO e não tinha nenhuma EXPERIÊNCIA QUANTO A ESTE TIPO DE ENFRENTAMETO! Esta grave denuncia os pais ou responsáveis de todos os alunos; a opinião pública e as demais AUTORIDADES devem ser informadas. É o desespero de justificar o injustificável!

    11. AGORA, TAMBÉM É FATO QUE O CASO SIMILAR AO “RIO-CENTRO”, saiu pela CULATRA. A BOMBA VAI ESTOURAR NO COLO DELES!

    12. Com certeza nem o PRO-REITOR E NEM O PRÓPRIO REITOR, vão assumir, tanto esta MEDIDA INSANA quanto a MÁ GESTÃO DO DIRETOR ACADÊMICO EM GUARULHOS! Em tempo: MUITO MENOS O MEC!

    13. Porque o MEC? SIMPLES, desde os 60, 70, 80 o MOVIMENTO ESTUDANTIL SEMPRE LUTOU PELA “AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA” e isto ocorre na UNIFESP! O MEC ENVIA AS VERBAS, MAS NÃO ADMINISTRA!

    14. Agora, entre a AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E A MÁ GESTÃO, pensamos que não tem nada a ver – PORTANTO É FUNDAMENTEAL QUE O MEC ENTRE NESTA HISTÓRIA E VEHA O OUTRO LADO DA HISTÓRIA REAL!

    15. É FATO QUE A OCUPAÇÃO, decorrente do “CASO SINDICÂNCIA-PIMENTAS” e a GREVE 22 DE MARÇO – OS ESTUDANTES CONTRÁRIOS A ESTE ESTADO DE COISAS

    16. DOIS FATOS BOMBAS E LONGE DA PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL: TODA ESTA LUTA E CRISE INSTAURADA PELA GREVE REVELARAM A VERDADEIRA “FACE” (ou “alphacinha”) DE MUITOS ESTUDANTES: PRECONCEITO E MACHISMO, como também dos DOCENTES ESCOLÁSTICOS.

    17. FATO: TANTO A GREVE COMO A OCUPAÇÃO LEVARAM todos estes FATOS Á MÍDIA!

    18. COM ISTO, TIRAMOS O MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE ESTAVA ISOLADO DA SOCIEDADE DESDE 2007, tanto pela ENTRADA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NAS NEGOCIAÇÕES como alguns setores que cometem de forma insana DESVIOS PEQUENO-BURGUESES!

    19. ENTRADA DO MEC e a AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO – CONVOCANDO A “REITORIA”

    20. ALERTA: para evitar BRIGAS E INTERESSES “POLÍTICO-PARTIDÁRIOS” que certamente não interessa ao MOVIMENTO ESTUDANTIL a CONVOCAÇÃO da “ALESP” DEVERÁ SER APENAS E SIMPLESMENTE DA UNIFESP – administrada pela maioria da ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, com acompanhamento dos ESTUDANTES EM MASSA!

    21. Por último: É FATO O QUE O DESESPERO DA DIRETORIA ACADEMICA: FECHAMENTO DA UNIVERSIDADE (fechos portões ontem e depois abriu, quando alguém PENSOU); comunicar que tem “bolsas de R$ 300,00 para estudantes” (NÃO SOMOS CONTRA, QUEREMOS QUE SEJA MAIS ALTA ESTA VERBA E, PRINCIPALMENTE, QUAL SERÁ O CRITÉRIO DE ESCOLHA DOS ESTUDANTES); ESTÁ ENVIANDO CARTAS AOS ESTUDANTES, PRINCIPALMENTE PARA OS CALOUROS; está colocando ONIBUS À DISPOSIÇÃO DOS ESTUDANTES e ainda fazendo diversas pressões CONTRÁRIAS Á CONTINUIDADE DA GREVE, QUE SERÁ VOTADA NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 10/05/2012 às 19h00min!

    Só não enxerga que está dentro da LÓGICA DA HERMENEUTICA DO AFETO (exemplo bem simples: ocorre um pênalti real e a maioria da torcida contrário NÃO QUER ENXERGAR) PARA ALGUNS ESTUDANTES e, outros, sabem o que estão fazendo, a serviço de quem, e o porquê do seu INTERESSE: os seguidores dos ‘ALPHACINHAS ESCROTINHOS”, ou seja, a galera PRÁTICO-UTILITÁRIA, preconceituosa, machista e, vejamos blogs, BAIXO-NÍVEL!

    ESTUDANTES QUE LUTAM PELA GREVE COM RESULTADOS EFETIVOS: COMPAREÇAM EM MASSA! CASO CONTRÁRIO A MAIORIA DOS “ALPHACETES e APOIADORES” – CONVOCADA PELA UNIFESP – PODERÃO INTERROMPER UMA VITÓRIA ESTRONDOSA CONTRA ESTE ESTADO DE COISAS E SEUS RESPONSÁVEIS!

    ESTUDANTADA: ATÉ A VITÓRIA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s