Nota sobre o conflito na assembléia

Na assembléia de quinta-feira dia 24 de maio foi votada e aprovada a ocupação da diretoria acadêmica como forma de pressão rumo às conquistas das nossas pautas. No momento da votação uma das signatárias do movimento contraponto estava filmando a assembléia, a intenção de tal ato nós não sabemos. Porém devemos ter em vista que em uma ocupação existem riscos de punições e processos aos estudantes que a constroem e que filmar os estudantes que vão votar por tal ação é algo que pode comprometer a segurança do movimento.

Alguns estudantes foram questioná-la pela filmagem e isso gerou um atrito que se aprofundou em forma de tumulto, não houveram ofensas nem agressões, mas sem dúvida foi uma questão que poderia ter sido muito melhor resolvida em uma conversa na qual seriam explicadas as divergências.

Salientamos que tal ação não foi deliberada pelo movimento e pedidos desculpas caso a companheira tenha se sentido ofendida e que ela esclareça o motivo da filmagem. No mais, estamos abertos a maiores esclarecimentos.

Comunicação da Greve com OCUPAÇÃO

Esse post foi publicado em Informes e marcado , . Guardar link permanente.

51 respostas para Nota sobre o conflito na assembléia

  1. Hanna disse:

    É porque se for filmar pra colocar sem edições na internet não pode???
    bando de ditadores

  2. Lish disse:

    “e que ela esclareça o motivo da filmagem”

    HAHA, ninguém me pediu isso quando eu filmei semana retrasada…interessante, será que leva em conta o fato de que, naquela Assembléia, tinhamos quórum mínimo?

    #reflitam

  3. Estudante disse:

    Chamaram a aluna de fascista e a ameaçaram dizendo que “marquei sua cara, voce esta com o Contraponto”. Os mesmos alunos encurralaram a mesma no banheiro e disseram que ela não poderia sair caso ela não apagasse o video. Isso pra mim é opressão, é coerção, ameaça fisica e moral. A aluna foi ameaçada e coibida publicamente. A aluna em questão deletou o video, contudo, muito assustada e chorando. Agora, me pergunto: A outra assembléia da semana passada foi gravada. Contudo, ninguém acuou ninguem e não houve nenhuma ameaça. Ao contrário. O video foi divulgado ABERTAMENTE. Porque a diferença de tratamento??
    Minha opinião: As medidas cabíveis contra tais alunos devem ser tomadas.

  4. Estudante disse:

    Tinhamos quorum minimo nessa semana tambem, Lish, segundo a mesa. Isso não se justifica.

  5. Gabriela disse:

    o motivo da filmagem era simplesmente mostrar que não havia quorum para votar nada, seja lá o que fosse, tanto que filmava os lugares vazios do campus, como todas as outras assembleias foram filmadas. Foi só isso.Em nenhum momento pensei que isso fosse criminalizar as pessoas e também não queria brigas, tanto que saí correndo para me isolar no banheiro. O vídeo foi apagado na frente da pessoa que solicitou tal ação. A atitude que tomei não tem nada a ver com o coletivo o qual participo (contraponto) foi tomada individualmente e sem consentimento dos demais signatários. Qualquer pessoa poderia calmamente falar comigo e explicar sobre a criminalização, não precisava me expor. De qualquer forma, lamento profundamente o ocorrido e principalmente o fato de os laços humanos estarem fragilizados em nosso campus. Peço sinceramente desculpas para os que pensaram que eu estaria agindo de má fé no sentido de criminalizá-los.

    • Holter 24 disse:

      Não precisa se desculpar Gabi. Nós estamos do seu lado! Todo mundo sabe que o argumento de que haveria “criminalização” em razão da filmagem da “votação” é uma falácia. Ou alguém acha que sairá ileso por arrombar uma porta e ocupar novamente uma Diretoria Acadêmica? Como você bem estava ciente, nós já sabíamos que a reocupação se daria independentemente de assembléia. Todo circo estava armado para isso, e desde muito cedo!

      Você levou uma pedrada no braço por solicitar contagem, agora é coagida (e agredida moralmente) por um bando de brutamontes que sequer tem coragem de assumir suas responsabilidades enquanto estudantes. És uma pessoa adorável, batalhadora, uma militante convicta de suas posições. Conte comigo! 🙂

  6. Observador disse:

    Aonde estão as feministas agora?
    Ou é só quando convêm?

    São 2 pesos e 2 medidas?

    Ou só vale pra quem é à favor da greve?

    Poxa,estou cada dia mais orgulhoso dessa falta de racionalidade do povo no campus…

    • Estudante X disse:

      Porque chamar de “vadia” é machismo, mas coagir pessoas e desmoralizá-las NÃO. Grande massa leiga e incoerente, essa da unifesp. Triste, triste.

    • Pedro disse:

      Logo em seguida, a mesa que comandava os trabalhos na Assembleia pegou o microfone e exigiu uma retrataçao em relaçao ao ocorrido por parte de quem foi tirar satifações com a outra menina que filmava.
      Foi esclarecido que não houve agressões verbais, mas que a forma com que as pessoas foram pedir que a gravação parasse foi sim um tanto exacerbada.
      Esta nota não deixa de ser mais um pedido de desculpas em nome do Movimento, mesmo que este não possa sempre se responsabilizar pelo comportamento isolado dos indivíduos que o compõe.

  7. Chico disse:

    Lamentável a assembléia de hoje. Eu estava no campus e assisti de perto essa covardia.
    O que me deixa mais indignado é esse falso moralismo do comando de greve: quando eles violam alguns direitos democráticos há sempre uma nota de esclarecimento que eufemiza os fatos.

    “Alguns estudantes foram questioná-la pela filmagem e isso gerou um atrito que se aprofundou em forma de tumulto, não houveram ofensas nem agressões, mas sem dúvida foi uma questão que poderia ter sido muito melhor resolvida em uma conversa na qual seriam explicadas as divergências.”

    Olha que engraçado, quando a ação parte de membros do comando, não há agressões. Como nós vimos na assembléia passada, o atrito entre um estudante e uma aluna foi pura violência contra a mulher; agora, na assembléia de ontem (24/05/2012) cinco marmanjões cercam uma menina, a mesma sai correndo para o banheiro e isso não é agressão! Não é um eufemismo nos fatos por parte do COMANDO DE GREVE? Um é machista por ser membro da atlética, os membros do comando não são agressores?

    Essa ditadura travestida de democracia popular da UNIFESP já deu no saco! Ninguém mais engole essas besteiras, porém, grande parte do corpo discente se sente amedrontado e não bate de frente. O Diretor Acadêmico não toma as medidas cabíveis, o corpo docente da Ciências Sociais se opõe à abertura de Sindicância e a sensação de impunidade paira no ar.

    O que me deixa mais indignado é um movimento sem identidade que age inconsequentemente em todas as assembleias, que agridem alunos, professores e saem impunes disso! Nunca vi um movimento de esquerda que não assume as suas ações.

    Querem ocupar a diretoria – como já fizeram hoje – ocupem. Mas tenham honra das calcinhas e cuecas que vocês usam e assumam suas ações, batam no peito e enfrentem o Marcos Cesar e toda legislação Universitária. Qual o problema em ser expulso por lutar pela educação? A luta pela educação se resume aos muros da Universidade? Como um membro do comando postou esses tempos no wordpress: “o individualismo pequeno burguês pos moderno”… essa atitude de borrarem as calças por perderem a vaga é o que?

    Como o movimento bem coloca “queremos uma Universidade Popular” e para isso vocês vão ter que mexer com uma macroestrutura que vai além dos muros da Universidade, tenham pelo menos a pachorra de arcarem com as consequências.

    Porque é muito fácil alimentar a fantasia do revolucionário que milita nos arredores da faculdade, mas que não enfrenta de fato a estrutura que te oprime de verdade. Muitos vão falar: eu milito fora da faculdade e tomei muita borrachada de polícia… mas de uma forma ou de outra, quando invadem a reitoria a policia agride menos porque são estudantes. Situação muito diferente das desocupações de áreas “”invadidas” que famílias saem a baixo de muita porrada e bala.

    O mundo Universitário que o aluno pode fumar a sua maconha sem ser reprimido e que volta para as ruas e fica com receio de fumar em qualquer lugar, pois pode ser preso é maravilhoso. A Universidade bolha que os militantes tanto adoram, que salvaguarda, de algum modo, a sua integridade física – não em sua totalidade – mas ameniza as causas que um mero mortal teria se não fosse universitário.

    O militante de esquerda de origem burguesa que tem a tão admirada consciência política, pois tem o pão conquistado e garantido todos os dias. Que não entrou no processo de alienação primário pois tem todas as esferas básicas da vida garantidas. E ainda julga o camarada que mata um leão por dia para sobreviver e que não possui nem tempo e nem energia para se manifestar.

    E esse tipo de militante está infestado no comando de greve. Todos sabem! Creio que os que são de famílias de origem operária sentem no âmago uma náusea em escutar da boca desses burgueses a palavra viva o operariado! Nunca sequer tiveram acesso a um e muito menos sabem como funciona uma fábrica!

    Sinceramente, sinto desprezo desses caras! Porque me recuso a chama-los de camaradas. Em uma assembléia um membro do comando disse: “no futuro seremos todos camaradas, pois, a origem da palavra quer dizer aquele que partilha o pão”. A unica coisa que o comando de greve compartilha é o autoritarismo, a coerção, o medo, o terror!

    É a reprodução da Revolução Francesa na UNIFESP. Em nome da igualdade instauram medidas autoritárias! UNIFESP – Universidade do Povo? Melhor seria… UNIFESP – Universidade contra o povo. Ame-a ou deixe-a, esse é o lema do comando. Ou você está a favor do COMANDO DE GREVE ou você é nosso inimigo.

    A velha polarização. Que esses caras assumam as merdas e deem a cara a bater. Que, caso haja sindicância, que aceitem com o mínimo de orgulho. Não estão lutando? Não estão querendo desestruturar a ordem vigente na UNIFESP pela via revolucionária e não reformista? Então, encarem a sindicância como algo positivo, como uma história que vocês possam colocar no site do PCO como sempre tem.

    Sem mais delongas: AUTORITARISMO, NO PASSARAN!

    • Holter 24 disse:

      Bravo, belíssimo texto.

    • Cansei disse:

      Eu estou com tanta raiva e nojo desse pessoal do comando de greve que eu quero mais que eles radicalizem ao extremo e se fodam lá na frente. Não terão o meu apoio nunca, que eles paguem por seus atos e não venham pedir solidariedade quando forem expulsos.

  8. Alpha disse:

    Por isso sou a favor de força policial para reestabelecimento da ordem e punição severa aos causadores disso. O vício grevista resume-se nisso “quando a gente faz com os outros, é luta, quando os outros fazem a nós, é opressão.”

  9. Alpha disse:

    Quem quiser dar início a uma denúncia no Ministério Público Federal, eis o link

    http://www.prsp.mpf.gov.br/noticias-prsp/aplicativos/digi-denuncia

  10. só quero estudar! disse:

    Chico:
    Alguns até tentam (tentaram) bater de frente, mas como nem todos tem essa atitude, o comando de greve acaba se tornando “maioria”. Concordo com tudo o que vc falou: se todos aqueles que são contra a greve aparecessem na assembléia, tudo seria diferente.

    • Valente disse:

      quase ninguém pode ficar até as 23:45 no campus, em período útil, ficaram dançando salsa

    • Alpha disse:

      Se a Diretoria Acadêmica convocar os alunos para plebiscito quanto a essa paralisação, imagino que a maioria vá.

      • Chico disse:

        Caro “só quero estudar” e “Valente”, concordo com o que vocês escreveram. Quando eu escrevi sobre bater de frente, não era somente comparecer na assembleia, mas de tentar organizar algo pelas vias legais.

        Há um sentimento de impunidade no campus que afasta quem é contrário ao modelo de gestão do comando de comparecer nelas. O bater de frente está mais num sentido de exigir que quem comete uma violação democrática que arque com as consequências.

        Eu sou adepto de num período posterior, exigirmos a expulsão imediata de alguns membros e colocar em prática alunos que são de 2007 e que claramente não vão se formar. E há muitos!

        As greves sempre foram encabeçadas por alguns membros extremistas. O comando de greve possui pessoas sérias, que tentam dialogar e lutar de modo correto, mas essa ala extremista impede essas ações. É como ocorre na política em geral, temos bons deputados, vereadores e senadores, mas no jogo de forças da política, os bons são engolidos pelos que conseguem controlar o jogo político.

        O link que o Alpha postou já é um começo, pois temos medidas legais para denunciar esses abusos. Quando mais denuncias arquivadas, maior é a chance de provarmos. Por que se não vai ficar somente os textos do comando… e o lado contrário da história? A história é uma mão única?

        Vamos nos mobilizar pelas vias legais.

  11. Viva a reitoria! disse:

    Ridículos, como sempre!Aplausos!!
    Vocês criaram este universozinho unifespiano paralelo, e estão vivendo uma pseudo ditadurazinha medíocre,brincando de perseguição. Vocês mereciam um regime comunista à la Stálin, sabe?!
    Vocês só fazem tudo isso, pq o Estado, que vcs tanto odeiam, não pune é nada. Como o Alpha disse, vocês precisam é da PM pra colocar ordem mesmo. Vão lá, ocupem a diretoria acadêmica. Depois quero ver vcs tremerem de medo da tropa de choque.
    Perseguir e coagir alunos, professores e funcionários dentro do campus é fácil, não é?
    Na hora do “aparato repressor do Estado” sentar a borracha na cara de vocês, vocês ficam cheios de medo.
    Bundamolice patética!

  12. Alien disse:

    Outra atrocidade cometida. Gostaria de saber o que vai precisar acontecer para alguém deter esses marginais. Também já os denunciei no Ministério Público Federal, qualquer tentativa é lucro.

  13. Mario santos disse:

    Hahaha o comando ta querendo seus 15 minutos de fama. Não se conformam da midia não dar atenção e tentam de td.

  14. O que aconteceu foi um mau entendido e cagada dela e daqueles que se exaltaram com a ação dela. A garota estava filmando o momento da votação e encaminhamentos com relação a ocupação e, segundo o que ela mesma disse, tinha a intenção de utilizar o vídeo para questionar o quorum da assembléia. Porém, mesmo que ela não tivesse a intenção de criminalizar ninguém outra pessoa poderia fazer uso do vídeo de forma diferente. Eu achoi que foi uma atitude equivocada dela filmar a assembléia naquele momento, o problema não é filmar a assembléia, sempre foi filmada, o que complicou foi filmar no momento daquela votação e colocar outras pessoas em risco! A atitude dela foi entendida como uma forma de confronto!

    • só quero estudar! disse:

      gostaria de saber se a “ala feminista” do comando de greve vai se manifestar sobre isso?

    • CS disse:

      Gente, a gravação foi da sacada, segundo andar, uma filmagem de baixa qualidade e de longe. Assim como a filmagem da semana passada, que a Pamela fez e que iria ter votação tambem da ocupação (caso não tivesse tumulto). Para aqueles que viram a filmagem do “contraste” da Pamela na ultima assembleia… Da pra ver rosto de alguem? Eu respondo – Não, não dá. NÃO TEM como distinguir as pessoas numa filmagem dessas. Simplesmente não tem porque é de celular e de longe. Então, PORQUE ela estaria errada em gravar? Responder “e cagada dela” no blog não é, ao meu ver, uma resposta muito madura. Na moral? Arranja outra desculpa. Essa não colou ainda.

    • sou o capivara disse:

      O CELULAR É DELA E ELa faZ O QUE QUISER COM ELE! FODA SE VCS TODOS

    • PEDRO SOCIAIS disse:

      GRAVAR É CRIME???? SE VOCÊS FILMAM….TODOS PODEM FILMAR……
      SE NÓS FILMAMOS…VCS PODEM FILMAR TAMBÉM……FILMA QUEM QUER……

      NÃO QUISERAM INVADIR??? MEDO DE MAIS PROCESSO???

      MEDO DE MOSTRAR PRA TODO MUNDO QUE A ASSEMBLÉIA ESTAVA AS MOSCAS??? E VOCÊS QUEREM FAZER TUDO SOZINHOS??

      QUE SEJAM PRESOS E SAIAM LOGO DA FACULDADE!!!!

      PQ FORMAR VOCÊS NÃO VÃO….ENTÃO PAREM DE ENCHER O SACO

    • Alien disse:

      Vocês são muito covardes. Têm peito para invadir, destruir, mas não têm peito para mostrar a cara? Quem não deve não teme meu caro. Querem fazer a merda, façam, mas arquem sozinhos com as consequências.

    • Alpha disse:

      Quando é conveniente ao seu movimento, é um mal entendido
      Quando não o é, trata-se de repressão.

  15. só quero estudar! disse:

    Não se esqueçam de imprimir o protocolo com as denúncias, para que, se necessário, sejam juntadas para os devidos fins.

  16. ??? disse:

    “salientamos que tal ação não foi deliberada pelo movimento”.. ? quem vcs pensam que é o movimento? meia duzia de gato pingado ? o movimento ESTUDANTIL DA UNIFESP é constituido pelos estudantes, e independente de um ou outro ser contra a greve, se participa das assembléias, apesar de ser contra respeita a deliberação, essa pessoa tbm faz parte do movimento! estranho a forma como vcs conseguem afastar as pessoas e não chamá-las para a ação, isso não é nem liderança!

    • só quero estudar! disse:

      Sim! O movimento estudantil é composto por estudantes, somente estudantes e nada mais do que isso!!!! Bando de vagabundos à toa.
      E não vem com essa de “um ou outro ser contra a greve”. A maioria não quer essa palhaçada! Se fizerem um plebscito como o Alpha sugeriu, vcs vão se F§♪☺♥¢
      É muito fácil votar a continuidade da greve(ou não) por último, pq ninguém fica até esse horário, pois tem que acordar cedo para trabalhar (coisa que os senhores não devem fazer). Ai se tem a falsa impressão de que a maioria é a favor dessa babaquice toda. Me parece tudo muito bem articulado. ABAIXO A FALSA-DEMOCRACIA!!!!!!!!!!

  17. Mario santos disse:

    Aqui o movimento é que decide o que é certo ou errado.

  18. Bruno disse:

    No post “A Mentira está Armada”, falam “A estratégia da distração – O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites sociais, políticas e econômicas. é o que Chomsky chama de “armas silenciosas para guerras tranquilas”.”

    Pois é exatamente o que o comando de greve partidário vem fazendo. Denunciam aos berros o suposto machismo quando lhes convêm, mas abafam quando não convêm mais.

    É assim que a gente vê como se forma a esquerda no Brasil, da pra entender porque a direita manda e desmanda.

  19. PEDRO SOCIAIS disse:

    GRAVAR É CRIME???? SE VOCÊS FILMAM….TODOS PODEM FILMAR……
    SE NÓS FILMAMOS…VCS PODEM FILMAR TAMBÉM……FILMA QUEM QUER……

    NÃO QUISERAM INVADIR??? MEDO DE MAIS PROCESSO???

    MEDO DE MOSTRAR PRA TODO MUNDO QUE A ASSEMBLÉIA ESTAVA AS MOSCAS??? E VOCÊS QUEREM FAZER TUDO SOZINHOS??

    QUE SEJAM PRESOS E SAIAM LOGO DA FACULDADE!!!!

    PQ FORMAR VOCÊS NÃO VÃO….ENTÃO PAREM DE ENCHER O SACO

  20. Militar disse:

    Intervenção do exército na Unifesp já!

  21. Alpha disse:

    Para quem acredita que o lugar estava “lotadaço”, vide uma foto tirada por um aluno por volta de 22h30.

  22. Zildjian disse:

    Esta estupidez cometida contra a moça não ficará impune, tenham certeza.

    E, a bobagem de dizer que a filmagem prejudicaria o ME é uma balela. Eu só gostaria de alertar aos revolucionários de butique que os agentes da lei são discretos e que os mesmos se utilizam de métodos mais eficazes, digamos. Todos os vândalos e baderneiros já estão devidamente CATALOGADOS, se é que vocês me entendem. Um abraço.

  23. REVOLTADO disse:

    Manooo se fosse na minha quebrada essa palhaçada TODOS desse comando de grave iam é levar tapa na cara. Não ia nem ter polícia isso teria acabado na segunda semana! BANDO DE PLAYBOY metido a revolucionário! Não sabe o que é acordar às 4hs da manhã pra ir trabalhar, por isso ficam com essa filha da putisse! Se eu tivesse esse dia no campus queria ver quem ia encostar a mão na menina! Também as vezes parece que não tem homem nessa porra, pega um pau e coloca uns três pra sangrar daí eu quero ver quem é machão que vai encostar ou coagir alguma menina de novo. BANDO DE CORNO DO CARALHO!

  24. Amnésia disse:

    VOU TENTAR EXPLICAR A VERDADEIRA M.E.R.D.A. QUE OCORRERA NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA DE M.E.R.DA. SE ESQUECER DE ALGUM DETALHE, É PORQUE TENHO SOFRIDO DE ESQUECIMENTO. MAS É IMPORTANTE QUE SAIBAM QUE NÃO FALO MENTIRAS (EU JURO PELA SAGRADA ERVA). ESTÁVAMOS, MEUS CAMARADAS DE M.E.R.D.A. E EU, NA SOBERANA ASSEMBLEIA… DE BOA, FUMANDO NOSSA ERVA, QUANDO ME DÁ AQUELA VONTADE MONSTRA DE SOLTAR UM BARRÃO, TÁ LIGADO?! NÃO SEI QUAL A RAZÃO, CAUSA, MOTIVO OU CIRCUNSTÂNCIA QUE ME LEVARAM DIRETO AO BANHEIRO EM QUE A MENINA ESTAVA ( VCS JÁ SABEM QUE SOU ESQUECIDO), SENDO QUE HAVIA MAIS OPÇÕES PRA MIM – MAS TUDO BEM, RECONHEÇO MEU ERRO, SOMOS TODOS HUMANOS, NÉ, MANO! COMO A M.E.R.D.A. QUE ESTAVA PARA ACONTECER ERA URGENTE, E EU NÃO QUERIA QUE MAIS PESSOAS SOUBESSEM QUE ESTAVA NA IMINÊNCIA DE FAZER UMA GRANDE M.E.R.D.A. (DESCULPEM AS REDUNDÂNCIAS, GASTO TODA MINHA MESADA COM ERVA, E TB NÃO TENHO TEMPO PARA LER DICIONÁRIOS E DESCOBRIR NOVAS PALAVRAS), DECIDI CHAMAR MEUS CAMARADAS PARA TOCAR O TERROR, TÁ LIGADO?!, E FAZÊ-LA SAIR DO BANHEIRO LOGO! PRA QUÊ!!! DESCOBRI QUE A MINA ERA ANTI-GREVISTA E QUERIA ATRASAR MEU LADO… NÃO PASSOU; NÃO PASSOU MESMO! EU E MEUS CAMARADAS USAMOS DAS TÁTICAS DE GUERRILHA E TERRORISMO APRENDIDAS COM O COPIA-E-COLA, E NÃO DEU OUTRA… A MINA SAIU RAPIDINHO. OBRIGADO COPIA-E-COLA!
    UM RECADO PRAS MINA FASCISTA QUE QUEREM ATÉ MESMO ATRAPALHAR UMA CAGADA: NÃO PASSARÃO!!! FALEI… QUEM GOSTOU DÁ UM JOINHA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s