Professores da Unifesp fazem passeata em SP

Em greve, professores fazem manifestação na Avenida Paulista e reivindicam reestruturação do plano de carreira

Organizadores disseram que cerca de 600 pessoas participaram da passeata; PM estimou a presença de 100 / Haroldo Junior/Futura Press/AE

Professores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em greve, promoveram no início da tarde desta segunda-feira uma manifestação na Avenida Paulista, uma das principais vias de São Paulo. A categoria reivindica a reestruturação do plano de carreira. Os organizadores disseram que cerca de 600 pessoas participaram da passeata, mas a Polícia Militar paulista estimou a presença de apenas 100.

Segundo Virginia Junqueira, presidenta da Adunifesp (Associação dos Docentes da Unifesp), todos os seis campi da universidade no estado estão paralisados, inclusive o de Guarulhos, cujos professores aderiram à greve nesta segunda-feira.

“Das 59 [instituições de ensino superior] federais, 49 já estão em greve no Brasil. Estávamos negociando com o governo a proposta de carreira decente. Tínhamos o prazo [para negociar] com o governo até 30 de março. O governo pediu mais dois meses, ou seja, até 31 de maio. Mas, no dia 15 de maio, nos apresentou uma proposta absolutamente inaceitável”, disse Vírginia Junqueira.

A presidenta da associação disse que a greve afeta somente as aulas. “Não cogitamos parar o hospital [Hospital São Paulo], o ambulatório e o pronto-socorro neste momento. O hospital continua funcionando”, disse ela.

Reunião

Durante o ato, os professores também reclamaram do adiamento da reunião com representantes do Ministério do Planejamento, marcada originalmente para a manhã de hoje. “Não nos disseram o motivo [do adiamento], mas informaram que, em breve, será reagendada. Espero que seja para fazer uma proposta melhor”, disse Virginia.

Procurada, a assessoria do ministério informou que a reunião foi adiada para que os procedimentos da negociação sejam reavaliados pelo governo e que ainda não nova data marcada.

Por meio de nota, o Ministério da Educação disse que a greve dos docentes da Unifesp foi precipitada e informou que as negociações em torno do plano de carreira da categoria estão sendo discutidas com o Ministério do Planejamento. Na terça-feira, os professores da Unifesp planejam uma nova assembleia, no campus São Paulo, para avaliar a greve.

fonte: http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000506566

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Professores da Unifesp fazem passeata em SP

  1. Renato disse:

    Admirável a inocência dos meus pares. São crias idênticas dos que hoje se espalham no poder. Estudantes que hoje esquentam cadeira desejadas por tantos e não se dão conta da singularidade que desfrutam. Digam-me : sabem qual o salário de um professor doutor de universidade federal ? Em sua grande maioria eles nunca sequer conheceram o mercado de trabalho real, em empresa privada, e viveram às custas de bolsas governamentais para construírem seu status como hoje vemos. A maioria não conhece o significado de metas e ainda almejam equiparação salarial com determinados setores públicos. Que vão então prestar concursos para a Petrobrás ou Auditoria Fiscal para conhecerem a realidade sem apadrinhamentos localizados, que vão então trabalhar em uma grande empresa e mostrar seu conhecimento extraplanetário.
    Quando escolheram a carreira já sabiam dos percalços e limitações. Trabalhar ensinando o que ninguém contesta, por já estar escrito em livros estrangeiros não requer maiores dificuldades. Quantas aulas são obrigados a dar por mês ? Quantas pesquisas efetivamente reais o Brasil desenvolve por ano ?
    Alguem já tem a resposta de minha pergunta ? Qual o salário de nossos queridos professores ? É muito maior do que muitos pensam.
    Vamos abrir os olhos e construirmos um futuro real. Vamos lutar pelo ensino de qualidade e não para sermos massa de manobra. Abram os olhos !
    Espero que a intransigência e a unilateralidade não impeça a publicação desta opinião.
    Boa sorte a todos, ao nosso futuro e às futuras gerações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s