Nota de repúdio às ações policiais na UNIFESP Guarulhos

O governo federal, por meio de sua força policial federal promove um imoral e desproporcional processo persecutório aos estudantes em greve das universidades federais, em especial da UNIFESP Guarulhos.

As ações lá realizadas têm relação direta com outros acontecimentos de mesma natureza, ocorridos em outras universidades públicas estaduais em federais nos últimos anos e todo esse processo ilegítimo, pretende assegurar os interesses de mercado – bancos e outras instituições privadas – que assombram e descaracterizam a universidade pública na atualidade!

Os governos instalam uma pedagogia fascista, produto por excelência dessa fase do capital, caracterizada pelo culto ao chefe, desprezo pelo debate de ideias e uso da violência contra adversários.

Sabemos que o militarismo introduzido na universidade é inerente às posições fascistas, que desrespeitam a democracia e troca a política pela polícia.

Ao utilizar-se da intimidação, espionagem e violência, implementam um modelo de formação que prioriza a passividade diante do já estabelecido, valorizando o mandonismo e sua outra face da moeda: a subserviência!!!

Afirmar o papel da universidade brasileira é defender o processo de produção do conhecimento científico, artístico e filosófico, tão necessário ao conjunto da sociedade, o qual só é possível de se realizar com autonomia!

É em nome dessa necessidade social que se impõe a seguinte exigência…

FORA POLÍCIAS MILITARES DE DENTRO DOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS

CONTRA A CRIMINIZALIZAÇÃO DE QUALQUER MOVIMENTO SOCIAL

PELA LIBERDADE DE LUTA E DO DIREITO DE GREVE

Assinam esse manifesto:

CAPF (Centro Acadêmico Paulo Freire – Pedagogia – Unesp Bauru) e EEE-Pe – SP (Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia – São Paulo)

Esse post foi publicado em Cartas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s