Depoimento de estudantes sobre as prisões do dia 14/06

Em meio a uma forte greve nacional nas universidades federais, um protesto de estudantes da Unifesp em 14 de junho é respondido com bombas, balas de borracha e excessiva truculência da Polícia Militar. Após uma assembleia intercampi, grevistas faziam um ato contra a repressão que o movimento já vinha sofrendo, quando a polícia foi chamada pela direção da universidade.

Os militares agrediram a manifestação política e prenderam 25 estudantes dentro do campus Guarulhos, em São Paulo. Alguns ficaram feridos e chegaram a ser encaminhados ao hospital. Eles foram acusados de dano ao patrimônio público, constrangimento ilegal e formação de quadrilha.

Na Polícia Federal, onde ficaram por 24 horas, 22 estudantes chegaram a receber ordem de transferência para o centro de detenção provisória (CDP), o que, mesmo sem ter se concretizado, foi um marco na escalada repressiva contra o movimento estudantil. As mulheres iriam para o CDP de Santana e os homens para o de Pinheiros, conhecido como “cadeião” e citado como “o novo Carandiru de São Paulo”.

Quatro dias depois das prisões, estudantes da USP somaram-se aos estudantes da Unifesp e fizeram um ato com pelo menos 500 pessoas contra as prisões e os processos. Só dessas duas universidades, são mais de 100 processos criminais e administrativos que correm contra militantes do movimento estudantil.

Fonte: revista contra mare

Esse post foi publicado em Notícias e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Depoimento de estudantes sobre as prisões do dia 14/06

  1. Alpha disse:

    Uma pergunta que não quer calar: POR QUE AINDA NÃO PUBLICARAM O VÍDEO DA SEGUNDA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO????? O que há nele que o C.G não deseja que vejamos e, principalmente, concluamos?

    • Mosquinha da Reitoria disse:

      Você não sabia que os safados e safadas conseguiram o fim dos processos? Estão com as fichas “limpas”! Absurdo! Além de terem seus objetivos partidários satisfeitos, e terem lucrado com a greve, conseguiram ficar sem dever nada à Justiça.

      Ferraram legal com milhares de estudantes e ainda se safaram. Quem é honesto e tenta fazer as coisas certas neste país, só se fode.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s