Alunos da PUC-SP ocupam reitoria em protesto contra escolha de reitora

Professora Anna Cintra foi a última em votação, mas Dom Odilo Scherer a escolheu

Cristiane Nascimento, Especial para o Estadão.edu

Estudantes da PUC-SP ocuparam a reitoria na noite desta terça-feira, 13, em protesto contra a escolha da professora Anna Maria Marques Cintra para a reitoria da instituição. Em assembleia, cerca de 400 alunos também decretaram greve e decidiram empilhar carteiras em corredores da universidade e no tradicional Pátio da Cruz.

Professora de Letras, Anna Cintra, de 73 anos, foi nomeada para o cargo pelo cardeal Dom Odilo Scherer, grão-chanceler da universidade e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, que administra a instituição. O vice-reitor será José Eduardo Martinez, atual diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde.

A chapa de Anna Maria e José Eduardo, “A PUC vale a pena”, foi a terceira colocada na votação entre estudantes, funcionários e professores. Alunos da universidade já se mobilizam contra a escolha de Dom Odilo. Uma assembleia geral foi convocada às pressas para as 21h desta terça, 13, no câmpus de Perdizes, na zona oeste. Outra assembleia deverá ocorrer amanhã de manhã, no câmpus de Barueri, Grande São Paulo.

Líderes estudantis questionam a escolha e afirmam que a divulgação do nome da nova reitora, às vésperas de um feriadão que vai parar a universidade de quinta-feira, 15, até terça-feira, 20, teve o objetivo de evitar uma maior mobilização por parte dos alunos.

A estudante de Economia Paula Palermo, de 19 anos, da chapa recém-eleita para o Centro Acadêmico da FEA-PUC, disse que os alunos já estavam articulados e discutindo ações contra a possível nomeação de Anna Cintra. “É um absurdo (a escolha do cardeal). Passa por cima da democracia conquistada pela PUC em todos esses anos.”

A nova reitora é graduada em Letras Clássicas pela PUC-SP e doutora em Linguística pela USP. Atualmente, leciona a disciplina de Língua Portuguesa na pós-graduação da PUC-SP.

Na PUC-SP, Anna Cintra já foi vice-reitora Acadêmica, presidente da Comissão Geral de Pós-Graduação, diretora-geral do Centro de Ciências Humanas e chefe do Departamento de Português. Também ensinou no curso de mestrado em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Rio, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi professora de linguística em cursos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e da Escola de Comunicação e Artes, ambas da USP.

O cardeal enviou uma carta de agradecimento a Dirceu de Mello, atual reitor da PUC-SP e campeão das eleições na comunidade acadêmica, reconhecendo seus trabalhos à frente da universidade nos últimos 4 anos. Francisco Serralvo foi o segundo colocado das eleições.

* Atualizada às 22h35

Fonte: Estadão

Esse post foi publicado em a revisar, Notícias, Saiu na mídia e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s