REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente¹

REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente¹
Denise Bessa Léda
Deise Mancebo

RESUMO: REUNI: heteronomia e precarização da universidade e do trabalho docente. O texto analisa o projeto “Universidade Nova” ou, como foi denominado em seu último formato, “Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI”. Procura desvelar a retórica dos discursos e documentos oficiais que proclamam a retomada do crescimento do ensino superior público em todo país, em prol da justiça social, sem a contrapartida orçamentária, comprometendo, assim, a qualidade das funções que a universidade deve desempenhar, precarizando o trabalho docente e ampliando a heteronomia universitária. Destaca, ainda, o forte apelo ideológico presente no REUNI e conclui reafirmando que as condições de oferta desse programa, sem o suficiente aporte de recursos, favorecerão tão somente a precarização da instituição e um ensino de “qualidade” duvidosa.

Palavras-chave: Ensino superior – Política educacional. Reforma Universitária.
REUNI. Qualidade. Trabalho Docente.

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