Estudantes rechaçam eleições fraudulentas no Campus São Paulo

Cobertura das eleições: Campus São Paulo

15/03 – 13h03

Foi divulgado há poucos minutos o resultado do processo eleitoral no Campus São Paulo. Por parte do corpo estudantil houve um rechaço às eleições fraudulentas. Com base no decreto presidencial de nº 1.916, de23 de maio de 1996, a primeira fase é de consulta à comunidade, em que é elaborada a lista tríplice.

Ocorre que, assim como em Guarulhos, no Campus São Paulo apenas duas chapas foram inscritas, o que obrigará as Congregações dos dois campi a indicarem uma terceira inscrição, uma “Chapa Laranja” para completar a lista tríplice e prosseguirem com a segunda etapa, o “Conclave Congregacional”. No “conclave”, onde realmente acontece a votação, os membros do colegiado, composto por 70% de docentes, escolherão quem irá encabeçar a lista, que será encaminhada para nomeação pela Reitora.

Abstenções

Segundo dados oficiais*, do total de 5047 estudantes aptos a votarem, compareceram às urnas apenas 462, índice de 91,5 % de abstenções. Os números mostram claramente que o corpo estudantil, com peso de apenas 15% de poder de decisão no pleito, rechaçam este modelo de eleições e de representatividade. Na última campanha eleitoral para a reitoria, apesar de a Chapa 3, representada pela professora Soraya Smaili, sempre falar da “grande participação estudantil” em sua eleição, não esclarece que foi eleita num sistema anti-democrático.

Estudantes sem vez nem voz

No atual sistema de representatividade e participação política na universidade, os estudantes não tem poder de opinião ou decisão. São convocados apenas a votarem, ou quando muito, numa atitude mais engajada e voluntária, apoiam alguma chapa, cumprindo apenas papel secundário no processo. Seu papel não é de protagonista dos rumos da gestão universitária, que ficará a cargo dos burocratas que ele próprio elegeu ou apoiou.

* http://www.unifesp.br/homevila/docs/resultado2013.pdf

Fonte: Jornal Unifesp Livre

Esse post foi publicado em a revisar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s