A farsa eleitoral para diretor acadêmico do campus

Como já sabemos, o processo eleitoral consiste em: i) consulta à comunidade acadêmica para votação nos professores candidatos, não possuindo nenhum aspecto deliberativo; ii) elaboração pela Congregação do campus, este de maioria docente (70/15/15) e; iii) escolha do novo diretor acadêmico pela reitora, baseado na lista tríplice. Se nenhuma ação for tomada pelos estudantes, mais um governo do campus nascerá das entranhas da burocracia universitária e será imposto pela reitoria.

O que se opõe à farsa eleitoral?

Em um processo democrático, o governo da instituição deveria ser eleito a partir de uma ampla discussão, que envolvesse os três setores do campus: estudantes, professores e funcionários. Estes deveriam ter total soberania sobre a reitoria para definir quem melhor representaria os interesses da maioria. Grandes questões estão postas à mesa e o espaço mais adequado e democrático para discutir sobre a presença do campus no Bairro dos Pimentas, a construção do prédio principal, a infraestrutura precária e permanência estudantil insuficiente e, ainda decidir a eleição do novo governo do campus, através do sufrágio universal, seria constituindo uma Assembleia Geral Universitária. O modo como o atual diretor do campus é eleito preserva os ilegítimos interesses da burocracia universitária, restrita a uma minoria de professores.

A oposição à farsa eleitoral consiste na rejeição integral da atual forma de eleição com a construção de um programa imediato e estratégico, de luta pelas reivindicações mais sentidas pelos estudantes e de um governo democrático baseado na Assembleia Geral Universitária, de maioria estudantil.

Boletim da Corrente Proletária Estudantil

Esse post foi publicado em a revisar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s